Blog Informativo e de Divulgação da APLENA
Blog Informativo e de Divulgação de Ações e Eventos da
APLENA - Associação dos Profissionais Liberais de Engenharia, Arquitetura, Agrimensura e Agronomia da Prefeitura de Belo Horizonte
Sede: Rua dos Tupis, 185, sala 1203 - Centro - Belo Horizonte MG - CEP 30190-060
Telefones: (31) 3227 6707 e (31)9194 5839
Endereço eletrônico: aplenapbh@uai.com.br
APLENA - Associação dos Profissionais Liberais de Engenharia, Arquitetura, Agrimensura e Agronomia da Prefeitura de Belo Horizonte
Sede: Rua dos Tupis, 185, sala 1203 - Centro - Belo Horizonte MG - CEP 30190-060
Telefones: (31) 3227 6707 e (31)9194 5839
Endereço eletrônico: aplenapbh@uai.com.br
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Informação sobre prosseguimento da causa da GDE
O advogado que move a causa da GDE, em nome da APLENA, ASFIM, ASSEM e SINDIBEL, Dr. Gustavo Capanema, informamos que no Diário Oficial da Justiça de 1° de novembro de 2.011 deverá ser publicado despacho proferido pelo MM. Juiz no caso em epígrafe determinando ao Município de Belo Horizonte que forneça os elementos reclamados pela Perita Oficial, ou seja, relatório contendo todos os servidores contratados a partir de 17 de novembro de 1990 com o número do BM, nome do servidor, data de admissão, etc., para que se conclua o levantamento daqueles servidores que têm direito à causa.
A APLENA já informou os servidores que vêm sendo considerados. Caso haja algum acréscimo quanto a novos servidores passaremos a informação tão logo a tenhamos.
A APLENA já informou os servidores que vêm sendo considerados. Caso haja algum acréscimo quanto a novos servidores passaremos a informação tão logo a tenhamos.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Resultado Eleições CAU
Nesta quarta-feira, dia 26 de outubro foi eleita a primeira chapa a concorrer à presidência do CAU - MG, conforme o resultado abaixo:
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Apresentação demandas SMMA - Projeto UGEM
Foi agendado com o Secretario Municipal do Meio Ambiente - a reunião com os membros da UGEM para o dia 3 de novembro às 14h30min no CEDAM, à
Av.Afonso Pena 4000, 7° andar, Bairro Serra.
Av.Afonso Pena 4000, 7° andar, Bairro Serra.
Convida-se todos a participar da apresentação do levantamento das demandas da Secretaria - trabalho executado pela CICE-SMMA -Comissão Interna de Controle de Energia
Atenciosamente
Junia Neves e Silmara
SMMA
SMMA
ELEIÇÕES CAU - QUEM NÃO RECEBEU A SENHA
Aviso importante da Comissão Eleitoral Nacional do CAU:
Se voce não recebeu sua senha existe uma possibilidade de recebê-la: no site “votaarquiteto.com.br”, clique no botão “votar aqui” e depois em “esqueci minha senha”.
Entre com o seu CPF ou registro no CREA ou registro do CONFEA, copie os caracteres de seguranca e clique em “Enviar a senha por Email”.
Se o cadastro do colegio eleitoral tiver um email seu em funcionamento, a senha será enviada para ele.
A Comissão Eleitoral Nacional, no uso de suas atribuições legais, comunica a todos os arquitetos e urbanistas que, nesta data, inseriu na cédula eleitoral da votação do CAU em 2011, a possibilidade de se obter a senha para a votação através do email constante no cadastro do colégio eleitoral.
Reitera, além disso, que, para aqueles que não tenham um email válido cadastrado ou que eventualmente não tenham feito uso desse recurso, vale a orientação de que aguardem as decisões do CAU instalado sobre as justificativas automáticas e individuais e de que guardem as cartas com a senha recebidas depois da eleição, para comprovação da data da entrega, através do número do AR.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
ARQUITETO - Dia 26 de outubro - Eleições do CAU - VOTO OBRIGATÓRIO
Aos Arquitetos Mineiros,
No dia 26 de outubro de 2011 faremos nossa primeira Eleição.
Participe deste acontecimento.
As entidades de Arquitetura do Estado de Minas Gerais vêm com muita satisfação convocar os Arquitetos Mineiros a exercerem o direito de participar da conquista histórica do primeiro Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU-MG.
Fruto de uma conquista histórica, o CAU será um divisor de águas para o exercício da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil.
As entidades reunidas em torno do Colégio Mineiro de Entidades participaram unidas em todo o processo e ajudaram a comunicar, informar e organizar este primeiro processo eleitoral.
A chapa GERAES é fruto coletivo da união das entidades: o resultado é uma chapa representativa do Estado e dos desejos dos profissionais de Minas Gerais.
Na oportunidade, agradecemos a todos que colaboraram para o sucesso desta empreitada. Agradecemos aos que iniciaram este processo, aos que se foram, aqueles que sempre acreditaram neste momento e também aqueles que direta e indiretamente confiaram nos Arquitetos brasileiros e possibilitaram a aprovação do CAU.
Nossos especiais agradecimentos aos Conselheiros da Câmara de Arquitetura Estadual e Federal que construíram o processo eleitoral, seguindo a designação da Lei 12378/2011.
Belo Horizonte 25 de outubro de 2011.
Assinam.
SINARQ-MG, APLENA, ABAP-MG e GEMARQ.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Chapa Geraes - Eleições CAU
CHAPA 1 - GERAES
A composição da Chapa 1, para o CAU MG busca refletir a diversidade regional de Minas Gerais – capital, região metropolitana e interior – e os diversos segmentos profissionais do campo de atuação dos arquitetos e urbanistas. A Chapa Geraes busca, também, representar as entidades que, unidas no CBA, Colégio Brasileiro de Arquitetos, foram responsáveis pela conquista do CAU.
Neste momento de afirmação da Arquitetura e do Urbanismo como campo específico de conhecimento e profissão regulamentada imprescindível ao desenvolvimento do país e à qualidade de vida em nossas cidades e áreas rurais, a Chapa Geraes apresenta as diretrizes e metas para a efetiva implantação do CAU, para a valorização da Arquitetura e do Urbanismo e para a ampliação e fiscalização dos serviços prestados pelos arquitetos e urbanistas à sociedade.
O primeiro passo é levar ao conhecimento dos profissionais a lei 12 378, de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal, autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público. Nela estão relacionadas as atividades e as atribuições profissionais; os campos de atuação, definidos a partir das diretrizes curriculares nacionais; as condições para o registro profissional e para a anotação do acervo técnico; as infrações e sanções disciplinares. A lei estabelece as competências do CAU BR e dos CAUs estaduais, a composição dos plenários, a duração dos mandatos, as receitas e a obrigatoriedade de prestação de contas ao Tribunal de Contas da União. Estabelece, ainda, a anuidade devida pelo profissional e institui o RRT, Registro de Responsabilidade Técnica.
Os profissionais com título de arquitetos e urbanistas, arquitetos e engenheiro arquiteto, com registro nos atuais Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia terão, automaticamente, registro nos CAUs com o título único de arquiteto e urbanista.
Cabe ao CAU, assim, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da categoria em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo.
Para tanto, a Chapa 1 propõe:
1. Garantir a continuidade e o aprimoramento dos serviços de registro, acervo e fiscalização da prática profissional;
2. Garantir o registro dos profissionais arquitetos e urbanistas, baseado na formação plena prevista nas diretrizes curriculares nacionais;
3. Implantar a Comissão Permanente de Ensino e Formação para constante interlocução com as Instituições de Ensino Superior e com os estudantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, buscando garantir o diálogo direto entre a habilitação profissional e os currículos universitários.
4. Envidar esforços para a implantação da Residência em Arquitetura e Urbanismo, articuladamente com as Instituições de Ensino, propiciando aos seus egressos a formação continuada no modelo de atuação profissional supervisionada;
5. Envidar esforços para a imediata implantação da Assistência Técnica prevista na Lei 11888/2008;
6. Fazer gestão junto aos órgãos públicos para reformulação da Lei 8666/93, buscando a implantação de políticas amplas de qualidade de planos diretores, projetos de Arquitetura e de Urbanismo e execução de obras, particularmente na garantia de que as licitações de execução de obras sejam sempre feitas com base em projetos executivos completos.
7. Fazer gestão junto aos órgãos públicos para que as licitações de projeto de Arquitetura e de Urbanismo privilegiem a melhor técnica, preferencialmente na modalidade de concurso público, buscando garantir a qualidade final dos projetos e, consequentemente, das obras.
8. Exigir do Estado e das Prefeituras a criação e a manutenção de quadros técnicos permanentes de Arquitetos e Urbanistas em número adequado ao desenvolvimento de suas atividades referentes à Arquitetura e ao Urbanismo, nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, monitoramento de planos diretores, planejamento, acompanhamento, fiscalização, execução e análise de projetos, construção e acompanhamento de obras, contratados através de concurso público para cada município ou para equipes a serem compartilhadas através de consórcios de municípios.
9. Contribuir para a elaboração do código de ética da profissão;
10. Criar a ouvidoria do CAU MG;
11. Valorizar a Arquitetura e o Urbanismo através de campanha continuada junto à sociedade, ao governo e à iniciativa privada;
12. Implementar uma fiscalização inteligente, discutindo um modelo de fiscalização do exercício profissional com os profissionais e com a sociedade, adequando-o ao propósito de educação e informação quanto à importância da Arquitetura e do Urbanismo para a qualidade de vida, vislumbrando os princípios da administração pública;
13. Implantar um modelo de gestão que compreenda as especificidades regionais e locais, permitindo a construção de uma política institucional que reflita as diferentes demandas das diversas regiões do estado;
14. Garantir canais de interlocução direta com os poderes municipais, estaduais e federal, de forma a pautar a Arquitetura e o Urbanismo na Agenda Política da sociedade brasileira;
15. Garantir canais de articulação intersetoriais que permitam fortalecer a atuação do Arquiteto e Urbanista e permitir o diálogo continuado junto aos demais conselhos profissionais;
16. Envidar esforços para a reapreciação do veto ao artigo 58 da lei 12 378/2010, que define a contratação, pelo CONFEA, de empresa de auditoria para determinar a parcela do patrimônio do CONFEA e dos CREAs que caberá ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e aos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal;
17. Propugnar pela remuneração adequada e pela garantia do salário mínimo profissional para os profissionais nas empresas privadas e por uma política salarial compatível a esse salário mínimo para o servidor público;
18. Trabalhar para a valorização do profissional brasileiro no que concerne às questões internacionais, baseando-se no princípio de garantia de reciprocidade, quando for o caso, e nos interesses profissionais dos arquitetos e urbanistas brasileiros.
Por fim, esclarecemos que, em seu artigo 26, parágrafo segundo, a lei 12378/10 estabelece a obrigatoriedade do voto. Assim, TODOS os arquitetos que têm registro no atual CREA deverão votar na eleição para o CAU, que será realizada pela internet no dia 26 de outubro. Com a posse dos conselheiros que forem eleitos então, o CAU passará a existir de fato e os arquitetos e urbanistas se separarão definitivamente do sistema CREA/CONFEA. Os assuntos relativos à arquitetura serão tratados exclusivamente pelo novo conselho.
Até a posse do CAU, os arquitetos continuam no CREA/CONFEA, que tem o dever de informar a todos sobre a nova legislação e sobre as eleições. Para esta eleição está sendo encaminhada pelo Correio uma carta registrada com Aviso de Recebimento (AR) contendo uma SENHA que servirá aos arquitetos e urbanistas para votarem no site específico na internet. Considerando a greve em curso dos Correios, solicitamos verificar o recebimento da senha. No caso de não recebimento, o profissional deve dirigir-se ao Centro de Distribuição de Correios para acessar a correspondência.
Assinamos,
Titular | Suplente | |
CAU/BR | Cláudia Pires | Rose Guedes |
CAU/MG | Ademir Nogueira Dávila | Arthur Senna |
Ana Paula Costa | Denise Cunha | |
Andréa Vilella | Antônio Augusto Moura | |
Dennilson Caldeira | Alexandre Bueno | |
Eduardo Fajardo | André Veloso | |
Emmerson Ferreira | Alberto Davila | |
Fábio Almeida | Marcia Canedo | |
Flávio Carsalade | Maria Elisa Baptista | |
Flávio Vinicius Ferreira | Felipe Hanan | |
Joel Campolina | Rose Romano | |
José Antônio Prates | José Amador Ubaldo | |
Julio de Marco | Antonio Henrique Vilela Alves | |
Julio Torres | Sérgio Myssior | |
Marieta Maciel | Clarice Ferreira | |
Marília Brasileiro | Rodrigo Borges de Melo | |
Rogério Mello Franco | Cleber Luiz Rodrigues | |
Ronaldo M Marques | Liliane Hermont | |
Paulo Tadeu | Italo Stephan | |
Vera Carneiro | Veronica Lago | |
Vera Therezinha | Gustavo Bertozzi |
Eleições CAU - Via Internet - dia 26 de outubro
Chamamos a atenção para o fato de que todos os arquitetos passarão, automaticamente, a integrar o CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo a partir de 1° de janeiro de 2.012.
Todos eles, ainda, são obrigados a participar da votação a se realizar via internet na quarta-feira, dia 26 de novembro, sob pena de ter de pagar multa juntamente com a primeira anuidade que vai ser cobrada em 2.012.
Veja nas postagens anteriores a composição da chapa única de consenso que se formou em Minas Gerais.
Para participar da votação é necessário que se tenha uma senha. Esta senha está sendo distribuída via correios.
Quem ainda não a recebeu deve reclamar junto às agencias de distribuição dos correios
Todos eles, ainda, são obrigados a participar da votação a se realizar via internet na quarta-feira, dia 26 de novembro, sob pena de ter de pagar multa juntamente com a primeira anuidade que vai ser cobrada em 2.012.
Veja nas postagens anteriores a composição da chapa única de consenso que se formou em Minas Gerais.
Para participar da votação é necessário que se tenha uma senha. Esta senha está sendo distribuída via correios.
Quem ainda não a recebeu deve reclamar junto às agencias de distribuição dos correios
Assembleia Unificada Servidores - Regime Próprio de Previdência
Está agendada para o dia 25 de outubro de 2.011, às 14h, na portaria lateral da Câmara Municipal uma assembleia unificada dos servidores para discussão e deliberação de posicionamento dos servidores acerca do projeto substitutivo de reestruturação do Regime Próprio de Previdência.
As entidades que estão fazendo gestão junto ao Executivo para a alteração de alguns pontos julgados de grande importância são:
SINDIBEL
ASSEMP
SIND-REDE
SINFISCO
APTA
AFISA
ASFIM
APLENA
As entidades que estão fazendo gestão junto ao Executivo para a alteração de alguns pontos julgados de grande importância são:
SINDIBEL
ASSEMP
SIND-REDE
SINFISCO
APTA
AFISA
ASFIM
APLENA
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Eleições CAU - Plataforma Chapa Geraes
Lembramos a todos que no dia 26 de outubro se dará a eleição da primeira diretoria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Minas Gerais e do Brasil.
O voto será via internet e é obrigatório a todos arquitetos e urbanistas.
No endereço abaixo pode-se acessar o blog criado para a postagem de tudo o que for referente a essa votação:
http://cauminasgerais.blogspot.com/2011/10/teste-eleicoes-cau.html
A seguir apresentamos um resumo da plataforma da Chapa Gerais, a íntegra dessa plataforma e a composição da chapa para conhecimento de todos.
Para o CAU BR
Titular: Cláudia Pires - BHTE
Suplente: Rose Guedes - BHTE
Para o CAU/MG
Titular: Ademir Nogueira Dávila - Juiz de Fora
Suplente: Arthur Senna – Ponte Nova
Titular: Ana Paula Costa - Diamantina
Suplente: Denise Cunha - Cataguases
Titular: Andréa Vilella - ABEA
Suplente: Antônio Augusto Moura – Montes Claros
Titular: Dennilson Caldeira – Montes Claros
Suplente: Alexandre Bueno - Uberlândia
Titular: Eduardo Fajardo - SINARQ
Suplente: André Veloso - SINARQ
Titular:Emmerson Ferreira - GEMARQ
Suplente: Alberto Davila - BHTE
Titular: Fábio Almeida - Muriaé
Suplente: Marcia Canedo - Muriaé
Titular: Flávio Carsalade - BHTE
Suplente: Maria Elisa Baptista - BHTE
Titular: Flávio Vinicius Ferreira - BHTE
Suplente: Felipe Hanan - BHTE
Titular: Joel Campolina - BHTE
Rose Romano - BHTE
Titular: José Antônio Prates - Salinas
Suplente: José Amador Ubaldo - BHTE
Titular: Julio De Marco - APLENA
Suplente: Antonio Henrique Vilela Alves - BHTE
Titular:Julio Torres - BHTE
Suplente: Sérgio Myssior - BHTE
Titular: Marieta Maciel - BHTE
Suplente: Clarice Ferreira – Uberlandia
Titular:Marília Brasileiro – Uberlândia
Suplente: Rodrigo Borges de Melo – Uberlândia
Titular: Rogério Mello Franco - Uberlândia
Suplente: Cleber Luiz Rodrigues - Uberlândia
Titular: Ronaldo M Marques - Ipatinga
Suplente: Liliane Hermont - BHTE
Titular: Paulo Tadeu - Viçosa
Suplente: Italo Stephan - Viçosa
Titular: Vera Carneiro - BHTE
Suplente: Veronica Lago - BHTE
Titular:Vera Therezinha – Poços de Caldas
Suplente: Gustavo Bertozzi - Poços de Caldas
O voto será via internet e é obrigatório a todos arquitetos e urbanistas.
No endereço abaixo pode-se acessar o blog criado para a postagem de tudo o que for referente a essa votação:
http://cauminasgerais.blogspot.com/2011/10/teste-eleicoes-cau.html
A seguir apresentamos um resumo da plataforma da Chapa Gerais, a íntegra dessa plataforma e a composição da chapa para conhecimento de todos.
Para o CAU BR
Titular: Cláudia Pires - BHTE
Suplente: Rose Guedes - BHTE
Para o CAU/MG
Titular: Ademir Nogueira Dávila - Juiz de Fora
Suplente: Arthur Senna – Ponte Nova
Titular: Ana Paula Costa - Diamantina
Suplente: Denise Cunha - Cataguases
Titular: Andréa Vilella - ABEA
Suplente: Antônio Augusto Moura – Montes Claros
Titular: Dennilson Caldeira – Montes Claros
Suplente: Alexandre Bueno - Uberlândia
Titular: Eduardo Fajardo - SINARQ
Suplente: André Veloso - SINARQ
Titular:Emmerson Ferreira - GEMARQ
Suplente: Alberto Davila - BHTE
Titular: Fábio Almeida - Muriaé
Suplente: Marcia Canedo - Muriaé
Titular: Flávio Carsalade - BHTE
Suplente: Maria Elisa Baptista - BHTE
Titular: Flávio Vinicius Ferreira - BHTE
Suplente: Felipe Hanan - BHTE
Titular: Joel Campolina - BHTE
Rose Romano - BHTE
Titular: José Antônio Prates - Salinas
Suplente: José Amador Ubaldo - BHTE
Titular: Julio De Marco - APLENA
Suplente: Antonio Henrique Vilela Alves - BHTE
Titular:Julio Torres - BHTE
Suplente: Sérgio Myssior - BHTE
Titular: Marieta Maciel - BHTE
Suplente: Clarice Ferreira – Uberlandia
Titular:Marília Brasileiro – Uberlândia
Suplente: Rodrigo Borges de Melo – Uberlândia
Titular: Rogério Mello Franco - Uberlândia
Suplente: Cleber Luiz Rodrigues - Uberlândia
Titular: Ronaldo M Marques - Ipatinga
Suplente: Liliane Hermont - BHTE
Titular: Paulo Tadeu - Viçosa
Suplente: Italo Stephan - Viçosa
Titular: Vera Carneiro - BHTE
Suplente: Veronica Lago - BHTE
Titular:Vera Therezinha – Poços de Caldas
Suplente: Gustavo Bertozzi - Poços de Caldas
Estabilidade e Progressão na Carreira das Classes de Atividade de Engenharia e Arquitetura
Conforme publicado no DOM de hoje, dia 10 de outubro de 2.011, são os seguintes os BMs dos servidores que alcançaram a estabilidade na carreira e fizeram jus à progressão nessa carreira.
798596 a partir de 04/04/2009
798596 a partir de 04/04/2009
798596 a partir de 24/09/2011
CARREIRA DA ENGENHARIA E ARQUITETURA
O Secretário Municipal Adjunto de Recursos Humanos, cumprindo as atribuições estabelecidas pelo Decreto N. º 11.555, de 28 de novembro de 2003, declara estável, o servidor integrante do Plano de Carreira da Área de Atividades da Engenharia e Arquitetura abaixo relacionado:
SMOBI
A
Conforme Decreto 12.475, de 15 de setembro de 2006, servidores que farão jus à progressão profissional:
SMOBI
A partir de 28/08/2010
BARREIRO
493620
A partir da publicação
SMMA
792989
793276
793403
793225
793306
793179
SMOBI
793411
793063
SMDE
793845
772546
793233
SMAFI
793160
NOROESTE
793292
SAMGO
793136
DEMAIS LOTAÇÕES
79308X
Servidores que progredirão 01 (um) nível pela conclusão de Especialização, conforme critérios definidos pelo CONAP - Conselho de Administração de Pessoal:
SMOBI
849697
849727
88106X
882279
terça-feira, 18 de outubro de 2011
2º Workshop de Mobilização e Treinamento do Programa de Sustentabilidade da PBH
Dando continuidade à programação para a implementação do Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, a SMMA convida a todos para participar do 2º Workshop de Mobilização e Treinamento, a ser realizado no dia 27 de outubro, de 8:00 às 12:00 hs, cuja programação encontra-se abaixo.
Informa-se que nesse workshop serão apresentados dispositivos e tecnologias que propiciam a redução dos consumos de água e energia, bem como as linhas de financiamento para projetos sustentáveis do Banco Santander.
Weber Coutinho
Gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental
Coordenador do Programa
SMMA
Os interessados devem confirmar presença através do seguinte endereço de email: cmmce@pbh.gov.br
CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE BELO HORIZONTE
2º workshop: Mobilização e Treinamento
DATA: 27/ 10 / 2011
HORÁRIO: 8:00 ÀS 12:00 HS
LOCAL: CENTRO MINEIRO DE RESÍDUOS – Av. Belém, 40 - Bairro Esplanada.
Programa
8:00 - RECEPÇÃO / CAFÉ
8:30 – 9:00 – Apresentação dos Instrumentos para a Certificação de Sustentabilidade Ambiental em Belo Horizonte – Estágio Atual
- Weber Coutinho – Gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
9:00 - 12:00 - APRESENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE EFICIENTIZAÇÃO E ESTUDOS DE CASO
9:00 - 9:30 - Medições Individualizadas de Água em edificações residenciais –
- Beatriz Borges Botelho –Assessoria Superintedência Comercial.- COPASA
9:30 - 10:00 - Utilização de Células Fotovoltáicas para Geração de energia em edificações
- Herbert Oliveira Abreu – Loja Elétrica
10:00 - 10:30 - Utilização de Placas Solares para Aquecimento de Água
- Rodrigo Cunha Trindade - Agência Energia / BH Solar
10:30 - 11:00 – Dispositivo de Monitoramento do Consumo de Energia - SMART GRID
- Prof. Patrícia Romeiro Jota – CEFET/UFMG/CEMIG
11:00 - 11:30 - Eficientização Energética – Projetos de Iluminação com Utilização de Lâmpadas de LED e Fluorescentes
- Palestrante: Representante da ITAIM Iluminação
11:30 - 12:00 - Estudo de Caso de Eficientização de Consumos de Água e Energia e Gestão de Resíduos - Agência Bancária - e Linhas de Financiamento para Programas de Sustentabilidade
- Rodrigo Nunes – Banco Santander
Assinar:
Postagens (Atom)