Blog Informativo e de Divulgação da APLENA

Blog Informativo e de Divulgação de Ações e Eventos da

APLENA - Associação dos Profissionais Liberais de Engenharia, Arquitetura, Agrimensura e Agronomia da Prefeitura de Belo Horizonte

Sede: Rua dos Tupis, 185, sala 1203 - Centro - Belo Horizonte MG - CEP 30190-060

Telefones: (31) 3227 6707 e (31)9194 5839

Endereço eletrônico: aplenapbh@uai.com.br




terça-feira, 19 de julho de 2011

Novos Registros convida para palestra

O projeto “Novos Registros – Banco de Teses sobre BH” apresenta no dia 16 de agosto a palestra “A expansão urbana de Belo Horizonte e da Região Metropolitana de Belo Horizonte: O caso específico de Ribeirão das Neves” com a doutora em Demografia pela UFMG, Joseane de Souza Fernandes.

A tese de doutorado em Demografia, “A expansão urbana de Belo Horizonte e da Região Metropolitana de Belo Horizonte: O caso específico de Ribeirão das Neves”, defendida na UFMG em 2008, tem por objetivo analisar a expansão urbana de Belo Horizonte e da RMBH, com ênfase na região de Ribeirão das Neves, no Vetor Norte Central. A expansão na RMBH está cada vez mais relacionada às migrações internas - principalmente àquelas de caráter intrametropolitano - e ao aperfeiçoamento do sistema viário, por permitir a intensificação da circulação entre os municípios pertencentes à Região Metropolitana.

A pesquisa da professora do Centro Universitário Newton Paiva mostra como a experiência de Neves revela como muitos indivíduos, atraídos pela concentração da atividade econômica no grande centro, ao chegarem a Belo Horizonte, não conseguem se fixar na região central e acabam se direcionando para outros municípios, principalmente para aqueles onde os terrenos possuem preços mais acessíveis. Paralelamente a esse processo, ocorre a especialização do espaço metropolitano. No contexto da RMBH, Neves tem se especializado como lugar de residência dos mais pobres, cuja presença é também necessária para o processo de reprodução do capital.

O evento acontecerá no dia 16 de agosto de 2011, às 19 horas, no Auditório do Centro de Cultura Belo Horizonte, Rua da Bahia, 1.149, Centro. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário